Curioso para entender de onde surgiu a palavra Coaching?
A palavra “Coaching” tem sua origem no termo “coche”, um veículo de quatro rodas puxado por animais, a exemplo da carruagem, e assim, a expressão Coaching seria atribuída aos cocheiros da época, que eram os profissionais que conduziam carroças ou carruagens (coche) até seu destino. O termo coche, deriva da palavra KOCS, uma cidade húngara, onde se tem conhecimento do modelo primeiro modelo deste tipo de veículo, por volta de 1450.
Alguns séculos depois, em meados de 1850, as universidades inglesas introduziram o termo Coaching como referência ao tutor ou profissional que auxiliava os estudantes a se prepararem para os exames.
Já em 1880, utilizou-se a palavra “coaching” para designar à profissão de esportes, com a ideia do “To Coach = treinamento”, aplicado para um atleta que visava alcançar seu maior potencial, de forma que todo treinador esportivo passou a ser chamado de coach.
Em 1950, o Coaching é classificado como uma habilidade própria da liderança, sendo usualmente empregado no meio corporativo, constituindo uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento de líderes.
Hoje em dia, a melhor definição para o Coaching foi cunhada pela ICF (International Coaching Federation) como sendo “um processo instigante e criativo que visa liberar o potencial para máxima performance”.
Muitas são as informações lançadas na mídia e canais de comunicação sobre Coaching, Coach e Coachee, o que tem gerado algumas dúvidas sobre o que tudo isso significa. Não é mesmo?
Desta forma, para sanar essas dúvidas, preparamos este espaço, exclusivamente, para explicar cada um desses termos, e assim, fazer com que você entenda um pouco melhor o que significa cada um deles dentro do universo do coaching.
De origem inglesa, a palavra “Coaching” tem como tradução “Treinamento”. Contudo, isso pode confundir um pouco num primeiro momento, pois, na realidade, o Coaching não é um treino ou um condicionamento passo a passo, mas sim um processo que emprega métodos, técnicas e ferramentas para auxiliar pessoas a transformarem as suas vidas em qualquer uma de suas áreas.
Assim, o Coaching é um método que visa o desenvolvimento humano, que tem como base a aplicação de estudos de diversas ciências como administração, gestão de pessoas, neurociência, programação neurolinguística – PNL, antropologia, sociologia, conceitos da psicologia, entre outras técnicas e ferramentas, as quais são aplicadas pelo Coach (profissional), para auxiliar o seu Coachee (cliente) a sair seu estado atual de descontentamento com algo que o incomoda, direcionando-o até o estado desejado e de realização.
Durante o processo de Coaching, o Coache, compreenderá e traçará suas principais metas e objetivos, terá mais conhecimento sobre suas principais capacidades e onde está precisando melhorar e progredir, bem como quais seriam as ferramentas necessárias para obter o que aspira, em qualquer seguimento de sua vida. Sendo assim, o processo envolverá o entendimento dos pontos positivos e dos pontos a serem melhorados, para que a pessoa possa ter um melhor auto entendimento para atingir seu potencial máximo.
O processo de Coaching pode ser realizado para desenvolver diferentes áreas da sua vida. Acompanhe as principais áreas de atuação:
O Coach é usado para definir o profissional que aplica as técnicas de Coaching. São profissionais capacitados para nortear seu Coachee (cliente) em vários aspectos de sua vida, como os âmbitos pessoais e profissionais, por exemplo.
O trabalho é voltado para o desenvolvimento do indivíduo, ajudando no aprimoramento de suas habilidades e performance, e ainda incluindo quais são as necessidades e objetivos a serem alcançados pelo cliente.
As pessoas e empresa buscam um Coach com o intuito de promoverem mudanças em suas vidas, que talvez sozinhas não conseguiriam, mas com um processo de coaching aumenta substancialmente suas chances de êxito e progresso.
Sendo assim, o objetivo principal do Coach é gerar mudança e transformação em seu Coachee, materializando mudanças exteriores a partir de mudanças interiores.
O Coachee é o cliente atendido pelo coach nas sessões de coaching, ou seja, a pessoa que busca o profissional para passar pelo processo da metodologia e obter resultados.
Durante o processo, o Coachee irá vivenciar uma evolução em todos os sentidos, pois a proposta do Coaching é preocupar-se com o ser humano como um todo, trabalhando todas as partes que o envolvem.
Ao vivenciar essa experiência, o Coachee é capaz de identificar qual seu objetivo de vida e assim, definir suas metas e as ações para alcançar aquilo que deseja, seja em âmbito pessoal ou profissional.