Apesar do ambiente familiar ser o mesmo, cada indivíduo responde a ele de uma maneira particular, pois, mesmo existindo o parentesco, cada um tem a sua identidade própria, uma personalidade constituída, uma forma de analisar a vida e os problemas presentes, além de saber lidar com as adversidades a sua maneira.
Pensemos então, sobre algumas questões do contexto familiar em nossas vidas. Com isso, nosso primeiro questionamento seria: De que forma minha realidade familiar pode impactar direta e indiretamente a minha vida?
Sabemos, que ao longo de nossas vidas presenciamos discussões ou disputas entre os nossos pais, conflitos entre nossos parentes por motivos banais e tantas outras ocasiões, as quais não temos preparação para decifrar perfeitamente.
Nesse sentido, surge a função do Coach Familiar, que trabalha no intuito de contornar os dilemas e as discrepâncias familiares, em especial, no que refere aos pensamentos de cada componente envolvido no contexto. Desta forma, o profissional de coach vem com a proposta de ajudar estes componentes a lidarem de uma forma mais harmoniosa com os conflitos existentes, visando impedir possíveis rupturas por discrepância de ideias. Durante o processo, o coach atuará na identificação e exploração das qualidades e potenciais do coachee para o seu autodesenvolvimento e consequente mudança comportamental no ambiente familiar. Assim, o objetivo do processo de coaching familiar é o aprimoramento e sustentação das relações familiares, colaborando para uma enorme diferença transformadora e positiva na vida das famílias.
Veja alguns benefícios alcançados durante o processo de coaching familiar: