Uma relação conjugal é muitas vezes comparada a uma arena, onde o mundo interno de cada um é reencenado, e necessidades e ansiedades se expressam na expectativa de respostas e soluções. Idealizações de cada um quanto ao melhor funcionamento do relacionamento, possibilitam a composição de um laço, através do qual pretendem responder às necessidades do outro, assim como ter as suas igualmente atendidas.
No início de um relacionamento amoroso, é comum que as qualidades do parceiro sejam ampliadas e se crie uma expectativa com a demonstração de afetos. Ao mesmo tempo, cria-se a ideia de poder modificar algumas características que pareçam indesejáveis. Uma tarefa que não parece tão fácil de modificar, não é mesmo?
Sabemos que um relacionamento saudável e duradouro remete à compromisso, afirmando ser necessário se doar por inteiro e dedicar sentimentos para conquistas à longo prazo. Perceba que é necessário um investimento por parte do casal para resolver seus problemas e obter os resultados satisfatórios, evidenciando, assim, um desejo de permanecer junto.
E qual seria o segredo para uma relação saudável e duradouro? Não existe segredo, o que há é um compromisso efetivado entre ambos para fazer dar certo. Mas as vezes algo acontece que dificulta a compreensão e condução para um bom relacionamento. Eis que surge o Coaching aplicado a relacionamentos amorosos, representando um dos nichos de atuação mais fortes do coaching.
O Coach de relacionamentos trabalha aspectos individuais e também em conjunto do casal, sempre com o propósito de buscar soluções para as questões que surgem na vida a dois, como facilitar a compreensão de ambas as partes sobre como é a forma de amor encontrada em seu companheiro, pois entender esse ponto, é crucial para desenvolver um bom relacionamento com seu parceiro. Além disso, o processo de coaching irá trabalhar formas de controlar os desgastes provocados ao longo do relacionamento, bem como conduzir o casal para uma vida com qualidade no amor.